Quando devo suspeitar que estou com dificuldade para engravidar e devo procurar ajuda?

dandelion-03Recomenda-se procurar ajuda médica quando o casal não consegue engravidar após um ano de tentativas com relações sexuais frequentes (2 a 3 vezes por semana). Esta é a própria definição médica do termo infertilidade. Note que infertilidade não significa necessariamente uma impossibilidade de gestação, mas sim uma dificuldade maior do que a esperada normalmente. Neste grupo encontram-se casais com dificuldades leves, que engravidarão naturalmente com um tempo maior de tentativas, e outros com dificuldades moderadas ou graves, que vão precisar de ajuda para engravidar. Desta forma, o termo infertilidade significa que é necessário fazer uma investigação para tentar identificar, se possível, o motivo desta dificuldade, a fim de orientar a melhor forma de proceder para que a gravidez ocorra.

Como para toda a regra há uma exceção, recomenda-se antecipar a investigação de infertilidade nas seguintes ocasiões:

  1. mulheres com 35 anos de idade ou mais que não conseguiram engravidar após 6 meses de tentativas: como há uma redução das chances de gravidez com o passar da idade, mesmo com os tratamentos, recomenda-se, então, não postergar a investigação e o tratamento, caso sejam necessários. Isto é, não se pode perder tempo. Também, a partir dessa idade, torna-se mais comum a infertilidade feminina, seja pela redução natural da chance de engravidar, seja pelo aumento da frequência de doenças e condições que reduzam o potencial reprodutivo, como a endometriose por exemplo.
  2. sempre que houver uma condição que sabidamente dificulte a gestação: por exemplo, quando se sabe que o homem tem alterações seminais ou a mulher tem apenas um ovário, dentre outras causas.

 

Referência: The Practice Committee of the American Society for Reproductive Medicine. Definitions of infertility and recurrent pregnancy loss: a committee opinion. Fertility & Sterility 2013; 99: 63.