Como posso aumentar minhas chances naturais de engravidar?

dandelion-04Manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, atividades físicas regulares e peso adequado para a altura, são importantes para o bom funcionamento de praticamente todos os sistemas do nosso organismo, incluindo os sistemas reprodutivos masculino e feminino.

É bom ter em mente que cada pessoa a cada momento de sua vida tem um potencial reprodutivo, isto é, uma chance de engravidar. Parte deste potencial depende de fatores genéticos, programados bem antes do nascimento, e que sofrem pouca influência do ambiente externo. Outra parte sofre influência do ambiente ao qual somos expostos durante a vida. É possível reduzir o potencial reprodutivo com hábitos de vida não saudáveis, como por exemplo fumar, ingerir grandes quantidades de álcool e se expor a substâncias tóxicas. A obesidade e o baixo peso para a estatura também têm impacto negativo nas chances de engravidar. É possível melhorar e até restaurar o potencial reprodutivo da pessoa corrigindo alguns destes fatores.  Por outro lado, dependendo do grau de exposição e da fase da vida em que ocorreu, os danos podem ser irreparáveis. Alguns tratamentos médicos, como por exemplo alguns tipos de quimioterapia para o tratamento do câncer, também podem ter influência negativa no potencial reprodutivo, inclusive de forma definitiva.

Atualmente não há comprovação científica de que alguns hábitos ou tipos de alimentos aumentem as chances de engravidar. Exceção se faz às dietas para correção da obesidade ou do baixo peso.

Por fim, a frequência sexual de 2 a 3 relações por semana aumenta as chances de gestação, pois é grande a probabilidade de ao menos uma relação ocorrer no período fértil.

 

Referência: The Committee of the American Society for Reproductive Medicine in collaboration with the Society for Reproductive Endocrinology and Infertility. Optimizing natural fertility: a committee opinion. Fertility & Sterility 2013; 100: 631-637.