Coito (namoro) programado

dandelion-09Neste tipo de tratamento, o desenvolvimento dos folículos é acompanhado com ultrassonografia transvaginal até ser detectado o momento em que ocorrerá a ovulação. O médico orienta o casal a ter relações sexuais neste período da ovulação, ou seja, o período fértil.

O encontro entre o óvulo e o espermatozoide ocorrerá de forma natural, isto é, os espermatozoides devem se deslocar a partir da vagina e encontrar o óvulo dentro da tuba uterina, formando o embrião que então deve ir para a cavidade do útero e implantar naturalmente.

Apesar de ser possível fazer o acompanhamento durante um ciclo menstrual natural (sem medicação), normalmente utilizam-se medicações estimulantes dos ovários, para garantir o adequado amadurecimento dos óvulos e aumentar a probabilidade de gravidez.

Este tratamento é recomendado quando o principal motivo da dificuldade para engravidar é uma dificuldade na ovulação natural, isto é, quando a ovulação não acontece de forma regular naturalmente. Nestes casos, corrigindo-se a ovulação com as medicações estimulantes dos ovários, a chance de gestação aproxima-se da chance de um casal de mesma idade que não tem nenhum tipo de dificuldade, isto é, por volta de 15-20% por tentativa em casais jovens.