Avaliação da Ovulação

O que é a ovulação e como ela é avaliada?

A ovulação é um processo natural do corpo feminino imprescindível para que a gravidez aconteça. Neste processo, os ovários, sob o controle de hormônios produzidos pela hipófise (FSH e LH), são induzidos a amadurecer um óvulo por ciclo (em geral) e a liberá-lo. O óvulo então deve ser capturado e transportado por uma das tubas uterinas, dentro da qual poderá (ou não) ser fertilizado por um espermatozoide.

Mulheres que não ovulam regularmente têm menores chances de engravidar naturalmente e por esse motivo, um dos primeiros aspectos avaliados em pacientes com dificuldade para engravidar é se estão ovulando regularmente.

Como saber se a ovulação está acontecendo de forma regular?

A forma inicial de avaliar se a ovulação  está acontecendo regularmente é verificar se há regularidade do ciclo menstrual. Mas como avaliamos isso?

O ciclo menstrual compreende o período que decorre entre o primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia da menstruação seguinte. Os ciclos menstruais são considerados regulares quando tem um intervalo semelhante entre si (podem haver variações de até 5 dias entre ciclos diferentes), desde que este intervalo esteja  entre  26 a 35 dias.

Quando os ciclos não ocorrem de forma regular por um certo período de tempo, que varia de 6 a 12 meses, suspeitamos que há um problema de ovulação. Vale ressaltar que para avaliar se a ovulação está acontecendo de forma regular é importante que a mulher não esteja usando anticoncepcionais hormonais. Quando necessário, podemos também utilizar outras duas ferramentas para avaliar a ovulação:

  • Ultrassonografia Transvaginal Seriada;
  • Exame de dosagem de progesterona no sangue.

O que são e para que servem estes exames?

A ultrassonografia transvaginal seriada é um exame simples, realizado no próprio consultório em três dias distintos, para avaliar as diferentes fases do ciclo menstrual. Geralmente, ela é feita a partir do 10º dia do início do ciclo e serve para perceber o momento em que o folículo dominante (aquele que irá liberar o óvulo maduro) está próximo ao seu rompimento. Com esse exame, o objetivo é analisar as condições ovarianas em diferentes estágios, para compreender se a ovulação está ocorrendo e como ela acontece.

Já a dosagem de progesterona indica se ocorreu a ovulação durante aquele ciclo. Este hormônio feminino, produzido pelo corpo lúteo após a ovulação, é responsável por preparar o útero para receber o embrião e, depois da implantação, ele ajuda a manter a gestação em sua fase inicial. Portanto, o exame para dosagem da progesterona – feito 7 dias antes da data em que se espera que a mulher menstrue novamente – é também uma forma de avaliar se a ovulação aconteceu.

Enquanto a avaliação física dos folículos é feita via ultrassom, a dosagem da progesterona é realizada por meio de uma coleta simples de sangue. Caso você tenha alguma dúvida extra sobre como funciona a avaliação da ovulação, não hesite em agendar sua consulta ou enviar sua pergunta pelo nosso formulário de contato.

Agende sua consulta